Destinos gaúchos para passar o fim do ano

Destinos Gaúchos - Rek Parking

O Rio Grande do Sul oferece opções desde quem curte praia até conhecer a história do Brasil

Depois de um longo período de incertezas e com o avanço da vacinação, o brasileiro, mais do que nunca, quer viajar nesse final de ano. E, por que não incluir os destinos gaúchos no roteiro? Atualmente, o estado é o quinto com maior número de estabelecimentos com o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A certificação foi criada pelo Ministério do Turismo. Com isso, o intuito é informar ao visitante quais locais cumprem os protocolos específicos para prevenção da Covid-19.

O setor do turismo prevê um aumento considerável das atividades nesse período compreendido entre dezembro e janeiro. Tal crescimento já começava a se desenhar em setembro, quando houve um aumento nas pesquisas referente as viagens para o período de Natal e Ano Novo no Google.

No entanto, paralelo a isso teve o aumento das passagens aéreas consequência do aumento do dólar e da valorização do petróleo. Isso levou muitos brasileiros a optarem por viagens mais curtas, de carro, fomentando o turismo local. Sendo dentro do seu estado ou nos circunvizinhos. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul é privilegiado com opções de praias, serra, pampas, vinhedos, roteiros históricos e o famoso Natal Luz em Gramado.

Bom lembrar que os principais destinos gaúchos contam com estacionamento rotativo público administrado pela Rek Parking. Para evitar dor de cabeça na sua viagem de férias baixe o aplicativo da Rek Pay. Com ele você emite o seu tíquete, renova suas horas e regulariza notificações.

Opções de destinos gaúchos

.

Região Hortênsias

Vamos começar com ele, afinal Gramado e Natal se confundem. No entanto, engana-se quem pensa que há apenas isso para fazer nessa região. Afinal ainda estão compreendidas as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. Dessa forma, há diversas opções de atrações. Desde museus, parques temáticos, gastronomia internacional, turismo de aventura e muito mais.

Quem quiser conhecer mais sobre o que fazer em Canela visite o post Canela, um lugar cheio de surpresas.

Região da Uva e Vinho

Onde fica localizado o Vale dos Vinhedos, nessa região ficam concentradas as principais vinícolas do estado. Além disso, a tradição está muito presente nessas cidades com forte imigração italiana. Conhecer a sua história, degustar da sua gastronomia e se deslumbrar com a serra gaúcha são alguns dos atrativos. Destaque para as cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi.

Já fizemos um post sobre o que visitar em Bento Gonçalves – Leia em Bento Gonçalves e 5 rotas imperdíveis. Assim como em Farroupilha – Por que visitar a cidade de Farroupilha?

Região Rota das Missões

Esse é o destino para quem curte história. Afinal, é aqui que se localiza o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo – patrimônio Cultural da Humanidade. Algumas das cidades localizadas nessa região ainda preservam ruínas e acervos sobre os antigos 7 Povos das Missões. Como é caso de Santo Ângelo que foi um dos últimos municípios a serem fundados pelos jesuítas. Vale a visita na Catedral Angelopolitana e na Viação Férrea.

Região Pampa Gaúcho

Sem dúvida uma das regiões mais bonitas do Rio Grande do Sul. Ainda pode ser completada a visita com a região da fronteira. Essas são as duas áreas onde a tradição gaúcha é mais forte. Aqui você vai desfrutar do turismo rural, provas de destreza e manejo com animais. Além de degustar da melhor carne do país. Destaque para as cidades de Bagé e São Gabriel.

Se quiser conhecer outros destinos gaúchos visite o site oficial de turismo do estado – https://www.turismo.rs.gov.br/