Destinos gaúchos para passar o fim do ano

Destinos Gaúchos - Rek Parking

O Rio Grande do Sul oferece opções desde quem curte praia até conhecer a história do Brasil

Entre Natal e Ano Novo é o momento perfeito para tirar aquela folga merecida.  Como são poucos dias, muitos brasileiros optam por viajar de carro, sendo dentro do seu estado ou nos circunvizinhos. Se você se identifica, que tal  incluir os destinos gaúchos no seu roteiro? Nesse sentido, o Rio Grande do Sul é privilegiado com opções de praias, serra, pampas, vinhedos, roteiros históricos e o famoso Natal Luz em Gramado.

Atualmente, o estado é o segundo do país a receber mais turistas estrangeiros. Somente em 2023, de janeiro a agosto, foram 850.603 visitantes de 112 nacionalidades, totalizando 22,77% dos turistas internacionais que chegaram ao Brasil. Conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

O turismo no Rio Grande do Sul tem aumentado consideravelmente pós-pandemia. Dessa forma, em janeiro de 2023, foi o estado com maior crescimento de atividades turísticas, com 7,5%, segundo o IBGE. Em relação ao período pré-Covid, se encontra 14,2% acima, sendo fevereiro de 2020 o mês de comparação.

Bom lembrar que os principais destinos gaúchos contam com estacionamento rotativo público administrado pela Rek Parking. Para evitar dor de cabeça na sua viagem de férias baixe o aplicativo da Rek Pay. Com ele você emite o seu tíquete, renova suas horas e regulariza notificações.

Opções de destinos gaúchos

.

Região Hortênsias

Vamos começar com ele, afinal Gramado e Natal se confundem. No entanto, engana-se quem pensa que há apenas isso para fazer nessa região. Afinal ainda estão compreendidas as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. Dessa forma, há diversas opções de atrações. Desde museus, parques temáticos, gastronomia internacional, turismo de aventura e muito mais.

Quem quiser conhecer mais sobre o que fazer em Canela visite o post Canela, um lugar cheio de surpresas.

Região da Uva e Vinho

Onde fica localizado o Vale dos Vinhedos, nessa região ficam concentradas as principais vinícolas do estado. Além disso, a tradição está muito presente nessas cidades com forte imigração italiana. Conhecer a sua história, degustar da sua gastronomia e se deslumbrar com a serra gaúcha são alguns dos atrativos. Destaque para as cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi.

Já fizemos um post sobre o que visitar em Bento Gonçalves – Leia em Bento Gonçalves e 5 rotas imperdíveis. Assim como em Farroupilha – Por que visitar a cidade de Farroupilha?

Região Rota das Missões

Esse é o destino para quem curte história. Afinal, é aqui que se localiza o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo – patrimônio Cultural da Humanidade. Algumas das cidades localizadas nessa região ainda preservam ruínas e acervos sobre os antigos 7 Povos das Missões. Como é caso de Santo Ângelo que foi um dos últimos municípios a serem fundados pelos jesuítas. Vale a visita na Catedral Angelopolitana e na Viação Férrea.

Região Pampa Gaúcho

Sem dúvida uma das regiões mais bonitas do Rio Grande do Sul. Ainda pode ser completada a visita com a região da fronteira. Essas são as duas áreas onde a tradição gaúcha é mais forte. Aqui você vai desfrutar do turismo rural, provas de destreza e manejo com animais. Além de degustar da melhor carne do país. Destaque para as cidades de Bagé e São Gabriel.

Se quiser conhecer outros destinos gaúchos visite o site oficial de turismo do estado – https://www.turismo.rs.gov.br/