5 aplicativos para motoristas super úteis

aplicativos para motoristas - Rek Parking

Vale lembrar que direção e celular não combinam. Esses apps devem ser usados com responsabilidade

Desde a invenção do automóvel, em torno de 1850, o ser humano sempre dirigiu sem precisar de maiores recursos. No entanto, os avanços da tecnologia vêm nos mostrando que também isso pode ser melhorado. Ao mesmo tempo que temos mais recursos, infelizmente cresce na mesma proporção os acidentes. Por isso, muitos aplicativos para motoristas visam justamente a segurança. Além, claro, de facilitar o dia a dia na hora de estacionar, de encher o tanque, gastos com o veículo e muito mais.

Aqui temos que destacar que celular e direção não dão “match”. Dados da Associação Brasileira de Medicina de Trafego (Abramet) mostram que essa combinação foi responsável por 57% dos acidentes (2021) entre os mais jovens. Dessa forma, atingindo mais motoristas entre 20 e 39 anos. Segundo a associação “digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros”. Falamos mais sobre o tema no post Distração é a principal causa de acidentes de trânsito.

Dito isso, a Rek Parking sempre recomenda cuidado ao utilizar alguns dos aplicativos abaixo. Eles são muito úteis quando usados da forma correta.

1 -Drive Awake

Já que estamos falando de segurança ao dirigir, vamos começar com o Drive Awake que te ajuda ficar acordado. Isso mesmo! Ele foi criado para detectar quando o motorista está sonolento. Assim sendo, ele usa a câmera do celular para identificar quando os seus olhos se fecham ou quando você dá muitos bocejos. Caso isso ocorra, ele emite um alerta sonoro.

Além disso, caso ele perceba que seus olhos se fecharam 3 vezes em uma viagem, liga automaticamente para o contato de emergência. No entanto, o seu único “se não” é que em condições de iluminação ruim pode apresentar falhas. Disponível para Android e IOS

2 – Carrorama

Ainda no quesito segurança, mas nesse caso mais voltado para manutenção, temos o Carrorama. Nesse sentido, ele te ajuda a controlar os gastos com o seu veículo e saber quando precisa realizar a troca de peças. Por exemplo, basta você alimentá-lo com dados, que ele te mostra gráficos com o valor pago por combustível em um mês ou em um ano.

Quanto mais você inserir informações no aplicativo, mas completo é o seu controle. Ainda é possível em “Alertas” configurar avisos de manutenção preventiva, quando pagar o parcelamento e muito mais. Disponível em Android. 

3 – Rek Pay

Rek-Pay-Rek-Parking

Agora entramos nos aplicativos para motoristas que visam a facilitar o dia a dia. A Rek Pay é um que tem se modificado para melhor e oferecer mais funcionalidade aos motoristas. Primeiramente, ele era apenas um meio para emitir o tíquete de estacionamento da Rek Parking. Atualmente ele traz diversas funções. Vamos as voltadas ao rotativo

  • Emitir o tíquete de estacionamento Rek Parking
  • Estender horas
  • Pagar irregularidade
  • Localizar áreas com maior possibilidade de achar vagas livres
  • Cadastrar mais de um veículo

Pensando em oferecer em um só lugar mais facilidade lançou a sua tag para pedágio, aceita em todo o Brasil. Assim, pelo app é possível solicitar a tag, ativar e controlar suas passagens sem dor de cabeça. E ainda tem mais! Agora também é possível pagar o IPVA em 12 parcelas sem juros pelo Rek Pay. Você ainda pode pesquisar e pagar parcelado multas de trânsito. Disponível para Android e IOS.

4 – Completaí

Nesses tempos de combustível alto o Completaí é muito útil. Ele mostra um comparativo de preços de postos num raio de até 10km. Dessa forma, mostrando o mais barato, o mais caro e diferença em valores entre eles. Segundo os desenvolvedores  “o nosso objetivo é permitir que o consumidor escolha apenas os postos que tenham preços mais baixos e dessa forma impulsionar os preços do mercado para baixo.”

O app ainda possibilita você favoritar seus postos preferidos e comparar o preço. Assim, caso você esteja a mais de dez quilômetros, ainda consegue visualizar se vale ou não a pena encher o tanque. Disponível para Android e IOS.

5 – Carteira Digital de Trânsito

A previsão é que a Carteira Digital de Trânsito seja um aplicativo obrigatório para todos os motoristas. Hoje, ainda está restrito para as CNHs emitidas a partir de março de 2017, que trazem o QRCode para leitura. No entanto, quem já possui tem muitas facilidades.

Além de ter na palma da mão a sua habilitação, também serve como documento oficial para embarques aéreos domésticos e de identificação em órgãos públicos. Agora, com ela é possível baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo) e realizar a transferência de veículo entre pessoas físicas. Disponível para Android e IOS.

No post Você já tem a sua CNH digital? falamos as vantagens e desvantagem de ter uma. Já no post Carteira Digital de Trânsito fará transferência entre pessoas físicas explicamos essa nova função que entrou em vigor em março deste ano (2022).

 

 

Tags: