Descubra quais as vantagens e desvantagens de ter a carteira de motorista digital no seu celular
Desde que a CNH Digital (Carteira Nacional de Habilitação) virou realidade, em 2017, muitos motoristas se perguntam se é vantajoso ter uma. E, até, se é seguro, já que muita Fake News circulou sobre o tema.
Você pode estar se perguntando agora: O que a Rek Parking, uma empresa de administração de estacionamento rotativo público, tem a ver com isso? Tudo! Todos os dias prestamos um serviço aos motoristas e nada mais justo que tratar de temas que sejam relevantes a eles. Inclusive, temos uma categoria especial aqui no blog voltada a mobilidade urbana e leis de trânsito.
Como a CNH Digital ainda gera dúvidas, vamos mostra a seguir as vantagens e as desvantagens de você ter a sua:
Vantagens da CNH Digital
1 – Fácil de fazer:
Se a sua carteira de motorista foi emitida após março de 2017, ela já veio com um QRCode no verso (aquele quadrado preto com quadradinhos) e todo o processo será mais fácil. Agora, caso seja anterior, você tem dois caminhos: tirar uma segunda via ou aguardar até a próxima renovação da carteira. Lembrando que tanto a CNH digital quanto a de papel tem a mesma validade e valor jurídico.
A princípio é necessário efetuar o cadastro no Portal do Denatran ou ir até um posto de atendimento do órgão (verifique horários de funcionamento devido a pandemia). Alguns estados cobram uma taxa para a emissão da carteira digital. Em seguida, será enviado ao seu e-mail um código de ativação que será usado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Logo após, baixe o aplicativo gratuitamente nas lojas do Google Play ou Apple Store. Então, será pedido o código de ativação enviado pelo Denatran. Crie seu login e uma senha de 4 números e memorize, pois ela será usada sempre que for necessário mostrar o seu documento pelo smartphone.
Se tiver dúvidas como utilizar o aplicativo, na página do Denatran tem vários tutoriais que podem te auxiliar – https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/index.html
2 – É segura:
Apesar do que muita gente propagou, a CNH digital é segura. Segundo o Ministério das Cidades há uma série de patrões técnicos, além de um sistema de criptografia para garantir a segurança dos seus dados.
3 – Funciona sem internet
Igualmente os motoristas se preocupam em ser parado na estrada, estar sem sinal e não poder acessar a carteira. Pode relaxar! O aplicativo funciona perfeitamente sem internet!
4 – Um documento completo na palma da mão
A grande vantagem da CNH digital é ter um documento de identificação a dois cliques. Nesse sentido, ela serve como documento oficial para embarques aéreos domésticos e de identificação em órgãos públicos.
O novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ainda permite você baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).
Desvantagens da CNH Digital
1 – Cuidado com aplicativos falsos
Infelizmente isso é uma realidade. Quando for baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito verifique detalhes como Governo do Brasil e Copyright © 2021 Serpro no rodapé (loja Apple) entre outros elementos que comprovem a sua autenticidade.
2 – Celular roubado.
Em caso de roubo ou furto do seu aparelho celular você pode desconectar o dispositivo no Portal do Denatran. É só efetuar o login e no menu Carteira Digital ir até “Instalações” e desconectar o seu smartphone. Sobretudo, lembre-se que para acessar o aplicativo precisa de senha e os dados estão criptografados, dificultando o roubo das informações.
3- Celular sem bateria
Caso você seja parado numa blitz e o seu celular esteja sem bateria ou você tem a versão impressa da sua carteira ou levará uma multa. A responsabilidade de portar a CNH é do motorista, logo a de manter o celular carregado também.
Conclusão:
Enfim, a CNH digital veio para facilitar a vida dos condutores e não para substituir a sua versão impressa. Tanto uma quanto a outra são válidas no território nacional e precisam ser aceitas em qualquer ocasião.
Lembrando que dirigir sem ser habilitado coloca a sua vida em risco, as de quem você ama e a de terceiros. A responsabilidade é de todos nós.