São Leopoldo, berço da colonização alemã

São Leopoldo - Rek Parking

A cidade possui o maior e mais moderno parque tecnológico do país

São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, está entre as 50 melhores cidades para se viver no Brasil. Tanto que, desde a década de 40, tem um grande fluxo migratório, chegando ao seu ápice por volta de 1970. Isso, devido ao seu parque industrial e tecnológico que, atualmente, é um dos maiores e mais modernos do país.

Hoje, o município tem mais de 235 mil habitantes (segundo o último Censo). Para se ter uma ideia da migração que ocorreu em São Leopoldo, em 2000 eram cerca de 193 mil habitantes. Já em 2016 chegou a quase 239 mil.  Dessa forma, tem uma taxa de urbanização de 99,66%. Ou seja, praticamente não tem áreas rurais.

Devido ao grande número de indústrias e empresas multinacionais de TI instaladas na cidade, há um fluxo intenso de veículos nas suas ruas. Atualmente há cerca de 143 mil veículos registrado em São Leopoldo. O que corresponde a mais da metade da população. Assim, o estacionamento rotativo se fez necessário para democratizar as vagas no Centro. Nesse sentido, sendo administrado pela Rek Parking, há alguns anos. Vale destacar que a empresa também está envolvida com a comunidade, através de ações junto a prefeitura e do apoio a seleção feminina de futsal do município.

São Leopoldo, berço da colonização alemã no Brasil

São Leopoldo faz parte do Vale dos Sinos (cidades em torno do Rio dos Sinos) que pertence à região metropolitana de Porto Alegre. Assim, está a 34 quilômetros da capital do estado, tendo ligação direta via rodovia e metroviária com o principal aeroporto do Rio Grande do Sul.

No início do século XIX teve o seu primeiro grande impulso de desenvolvimento com a chegada dos primeiros imigrantes alemães. Tornando-se uma região expressiva comercialmente. Tanto que recebeu a primeira ferrovia do Rio Grande do Sul (ligando-a a Porto Alegre) e a segunda do país. Bem como, a segunda rodovia pavimentada do Brasil.

Inclusive, a antiga estação ferroviária hoje é um museu que pode ser visitado. O Museu do Trem ou Centro de Preservação da História da Ferrovia do Rio Grande do Sul retrata a época da Maria Fumaça. Vale a visita pela estrutura arquitetônica, quanto pelo seu acervo.

São Leopoldo recebeu o título de município Berço da Colonização Alemã no Brasil e tem orgulho dessa origem. Na cidade tem alguns atrativos turísticos voltados a isso. Como a Casa do Imigrante, construída em 1788 e que abrigou os primeiros imigrantes. Em 1984 foi transformada em museu com essa temática. Bem como, o Monumento do Centenário da Imigração Alemã, construído em 1924 na praça mais antiga. Confira no site da Prefeitura de São Leopoldo o que visitar.