O município ganhou o título em reconhecimento pela sua importância cultural e histórica
Antes mesmo de entrar na cidade de Venâncio Aires -RS, já é possível ver duas cuias gigantes. O pórtico da cidade não deixa dúvidas e informa aos turistas que se trata da “Capital Nacional do Chimarrão”. Mas, afinal, por que ela é conhecida dessa forma? O que o visitante pode esperar? O que tem para fazer no município?
Primeiramente é bom esclarecer, que, na verdade, Venâncio Aires é o segundo maior produtor de tabaco do Brasil. Bem como, é segundo maior polo metalmecânico e o terceiro maior produtor de milho do Rio Grande do Sul. Além disso, é o segundo município gaúcho em abate de bovinos. Por tudo isso, ocupa o 7º lugar em exportação do estado. O cultivo da erva-mate também ocupa um espaço de importância, já que são produzidas 3,5 mil toneladas por ano. Assim, gerando cerca de 12 milhões de reais.
Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) maior que a média do Rio Grande do Sul – 0,712, conta com mais de 70 mil habitantes. Destes, sendo 63% habitando a parte urbana. Ainda mais, a cidade dispõe de dois distritos industriais com áreas para expansão e instalação de novos empreendimentos. Sua importância econômica e proximidade com Porto Alegre (130km) atraem diversos visitantes (negócios ou passeio). Esses, como os mais de 20 mil automóveis fixos, contam com a praticidade do estacionamento rotativo da Rek Parking.
Por que Capital Nacional do Chimarrão?
A erva-mate está presente na história de Venâncio Aires muito antes de se tornar um município. Os primeiros ocupantes da região foram luso-brasileiros e seus escravos e agregados, que desenvolviam atividades como a pecuária extensiva, o extrativismo de madeira e erva-mate e o plantio para consumo próprio. Ao longo dos anos, isso foi se intensificando. Atualmente cerca de 800 famílias estão envolvidas no seu cultivo.
Por conseguinte, o título de Capital Nacional do Chimarrão veio em 2009, através de projeto de lei criado pelo deputado Giovani Cherini (PDT) e assinado pela governadora Yeda Crusius. Ele reconheceu a importância cultural, social, econômica e histórica da erva-mate para a localidade. E não é pouca. Por exemplo, a cidade tem o Parque Municipal do Chimarrão, onde acontece o FENACHIM – Festa Nacional do Chimarrão. Essa tem como objetivo destacar a cultura da planta e o hábito de tomá-la. Além disso, ainda conta com a Escola do Chimarrão que difunde, estimula e evidencia os benefícios do seu consumo.
Venâncio Aires e a Rota do Chimarrão
Pelo seu título, já dá para perceber que as principais atrações turísticas de Venâncio Aires giram em torno da erva-mate. A Rota do Chimarrão é o principal roteiro e contempla a região dos ervais e serrana. Nele o visitante conhece a cultura local, sabores coloniais, admira belas paisagens e, obviamente, bebe chimarrão. Prepare-se para conhecer:
Largo do Chimarrão
O Largo por si só já é lindo, graças a Igreja Matriz São Sebastião Mártir – segunda maior em estilo Neogótico da América Latina. Além disso, ele conta com atrativos temáticos do chimarrão como um coreto com palco em forma de chaleira. No entanto, o mais legal é o Chimarródromo, estrutura metálica em forma de cuia, que fornece água nas temperaturas quente e fria.
Ervateira Elacy / Recanto do Chimarrão
Essa é uma das maiores ervateiras da cidade. No seu parque industrial o visitante faz uma imersão no processo de produção da erva-mate, da matéria prima até o produto final.
Contato: (51) 3741-4311
Endereço: Rod. RST 287 nº Km 74 – Linha Ponte Queimada.
Museu de Venâncio Aires
O prédio é datado de 1929, mas só passou a ser um museu em 1997 graças a uma ação comunitária que realizou a compra do imóvel. Nele é possível encontrar um vasto acervo com itens arqueológicos, culturais, coloniais e históricos. Além disso, promove exposições temáticas e abriga o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Contato: (51) 3741-5713
Endereço: R. Osvaldo Aranha, 1021 – Centro.
Escola do Chimarrão
Como já falado, o local quer difundir o hábito de beber chimarrão e seus benefícios. Inclusive, ensinando 36 modelos de chimarrão e técnicas de preparo. Ainda proporciona ao visitante degustar produtos à base de erva-mate.
Contato: (51) 9 97089574 -WhatsApp.
Horário de Funcionamento: Visitação sob agendamento.
Endereço: Linha Travessa, – Interior.
Ervais
É possível visitar os ervais nas localidades de Linha Travessa e Vila Palanque, interior da cidade. Por lá, você conhece mais sobre a planta, processo de poda entre outros. As visitações acontecem apenas por intermédio da Rota do Chimarrão.
Essas são apenas algumas das atrações. Para conhecer mais e agendar as visitas acesse o site https://www.rotadochimarrao.com.br/