O ano foi focado em valorizar o colaborador e nas relações humanas
Se em 2022, a Rek Parking melhorou o atendimento ao usuário, agora, em 2023, foi o ano de focarmos nos nossos colaboradores. Entendendo que somos feitos de pessoas para pessoas, acreditamos que valorizando nossa equipe podemos oferecer um serviço de excelência aos nossos usuários.
Essa ideia deu origem a campanha Espalhe Gentileza que agregou ações voltadas ao público em geral. Mas, também, voltadas aos nossos monitores, supervisores, técnicos e administrativo de cada cidade onde atuamos. O objetivo inicial era tornar as relações mais harmoniosas e explicar como funciona o trabalho feito por nós. No entanto, conseguimos muito mais que isso. Uma onda de gentileza tomou conta e vimos muitos gestos de carinho, elogios e empatia.
Essa campanha também foi fruto do que ouvimos de cada um que trabalha na Rek Parking. Anualmente, fazemos uma pesquisa de clima e ela nos norteia para melhorarmos ainda mais. Foi através desse levantamento que implementamos procedimento de como agir em caso de violência, programa de reconhecimento do colaborador, palestra sobre saúde mental e até melhorias físicas nas nossas bases.
Confira abaixo o que foi realizado em 2023 para os nossos colaboradores:
– Palestra sobre Saúde Mental no Trabalho
Já no início do ano, promovemos a Palestra sobre Saúde Mental no Trabalho com a psicóloga Andriele Lopes. Nela foram abordados temas como: onde buscar ajuda, saúde mental e bem-estar no trabalho, atendimento ao público e comunicação não-violenta, estratégias para lidar com momento desafiadores e muito mais.
– Melhoria nos espaços físicos das sedes, com área para descanso dos colaboradores;
Cada cidade onde a Rek Parking atua tem uma sede própria e uma equipe que atua. Em 2023 demos continuidade na melhoria dessa local, tornando-o mais confortável e reforçando a cultura organizacional da empresa.
– Ações de integração e confraternizações (Gincana Julina, Dia do Trabalhador, Dia da Criança, etc)
Escolhemos datas-chave para propor atividades diferentes e confraternizar. O momento é de descontração, mas também serve para reforçar o trabalho em equipe e a colaboração. Como o caso da Gincana Julina, que cada base precisou se unir para decorar e votar.
– Pesquisa de clima 2023, visando ouvir todos os colaboradores.
Assim como nos anos anteriores, convidamos a todos a responder questões relevantes. Os dados ainda estão sendo analisados e, a partir deles, novas diretrizes surgirão.
– Implantação do procedimento “Como agir em situação de violência”.
Infelizmente, nossos monitores estão expostos a casos de violência física e verbal nas ruas devido ao trabalho exercido. Isso nos fez criar um procedimento padrão que envolve acolhimento psicológico e assessoria jurídica.
– Campanha Espalhe Gentileza
A campanha foi iniciada em junho com o intuito de divulgar a importância do trabalho do seu colaborador da empresa. Ela atuou em diferentes frentes, distribuição de panfletos, redes sociais, rádio e imprensa.
Já no dia 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza, propusemos aos nossos colaboradores o “Desafio da Gentileza”. Durante um dia inteiro, todos foram convidados a tomar um cuidado extra com a excelência no atendimento ao usuário, buscando exercer atitudes gentis. Além disso, realizamos a entrega de um pirulito de coração (símbolo da nossa campanha) e um cartão sobre o Dia.
– Ação de reconhecimento para colaboradores elogiados pelos usuários.
Com a campanha, muitos usuários têm reconhecido o excelente trabalho dos colaboradores e enviado elogios. Esse são repassados a quem os recebeu e divulgados como forma de incentivo.
– Realização do programa de reconhecimento do colaborador
Cada data é comemorada na Rek Parking. Seja quando você entra, quando é efetivado, promovido, por tempo de empresa e aniversário (com direito a dia off). Para cada uma delas tem um cartão especial e um mimo.
– Treinamentos oferecidos conforme criação de novos procedimentos.
Estamos constantemente treinando a equipe, inclusive em relação a novos procedimentos elaborados a partir das necessidades.
– Sistema de ponto digital implantado em 100% das filiais
Com a digitalização do ponto ficou mais ágil o acesso e assinatura do código de conduta, contracheque e cartão ponto. Além disso, a qualquer momento o colaborador pode acessar seu banco de horas.
No sistema interno também são feitos posts, onde todos os colaboradores podem interagir com curtidas e comentários.
– Destinação sustentável e adequada de uniformes em desuso
Todos os uniformes que não serão mais utilizados são recolhidos e doados para serem reaproveitados. Esse ano foram enviados aos seguintes locais: Brechocão Projeto Sem Fins Lucrativos (Santa Maria, RS); Secretaria de Habitação e Assistência Social (Farroupilha, RS) e Lar Vila Itajiba (Santa Maria, RS).
Quer saber mais sobre o que foi realizado pela Rek Parking? Clique aqui para ler as melhorias nas cidades.
Visite também os posts da nossa chegada em Uruguaiana e Blumenau.