Disponível no Rek Pay, junto aos monitores e nas bases de operações
Com um pouco mais de dois anos da sua criação (16 de novembro de 2020), o Pix revolucionou a forma de realizar pagamentos no Brasil. Apenas no primeiro mês de funcionamento, ele já tinha ultrapassado as transações feitas por Doc. Em seguida foi a vez do TED ficar para trás e, em março de 2021, as operações com boletos. Bem como, em maio do mesmo ano, suplantou a soma de todos eles juntos.
Oficialmente, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no país. Em 2022, foi mais usado do que o cartão de débito ou crédito. Nesse sentido, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em números do Banco Central, da sua criação até setembro de 2022 foram 26 bilhões de transações feitas por Pix.
Desde a sua criação, a Rek Parking entendeu que precisava ofertá-lo no aplicativo Rek Pay, nos parquímetros, junto aos monitores e nas bases de operações. Assim, em 2021 disponibilizamos na versão web da Rek Pay. Em seguida, a opção já estava no app para a inserção de créditos.
Através dos esforços da empresa de soluções tecnológicas Liquid Works, em abril de 22, o Pix começou a ser testado em parquímetros. A primeira cidade a receber foi Garibaldi, em caráter experimental. Foi um sucesso! Em seguida (junho) foi implantado nas 98 máquinas de Caxias do Sul. Já no final do ano, Santo Ângelo passou a oferecer nos equipamentos novos e, recentemente, em Canela. Além disso, a operação de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, já iniciou com essa opção.
Pague por Pix
Além dos parquímetros, os usuários sentiam falta desta via de pagamento quando compravam tíquetes com o monitor. Assim, a partir deste mês também está disponível o Pix na “maquinha” do colaborador. Do mesmo modo, nas bases de operações. As cidades que já dispõem são:
- Bagé
- Bento Gonçalves
- Canela
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Garibaldi
- Gramado
- Jaraguá do Sul
- Rio Grande
- Santa Maria
- Santiago
- Santo Ângelo
- São Gabriel
- São Leopoldo
- Venâncio Aires
- Viamão
Ao longo dos próximos meses outras cidades começarão a oferecer o Pix nos totens de rua. Entre elas, Gramado e Santiago. Já em Garibaldi será estendido a outras máquinas.
Para saber se o parquímetro tem Pix, observe se há o símbolo da transação nos adesivos. Tanto na lateral, quanto no de instrução (no alto) e no de tarifas. Nesses locais tem todas as formas de pagamento aceitas naquele dispositivo.