Garibaldi e as 6 rotas da capital do espumante

Garibaldi-Rek-Parking

A cidade é uma das maiores produtoras da bebida no Brasil, e, ainda, reserva surpresas aos visitantes

Garibaldi nasceu como Colônia Conde D´Eu, em 1870, sendo o primeiro núcleo de colonização da região serrana do Rio Grande do Sul. Bem como, a primeira colônia de imigração italiana integrando a Região Uva e Vinho e o Vale dos Vinhedos. Como resultado, foi introduzido o cultivo de uvas e, por conseguinte, o feitio de vinho. Mas, foi em 1913, que a família Peterlongo elaborou o primeiro espumante brasileiro.

Desde a primeira garrafa, já se vão mais de 100 anos de história. Atualmente , Garibaldi é conhecida como a capital brasileira de espumante, tanto pelo seu pioneirismo quanto pela qualidade dos produtos. Além das famosas vinícolas, a cidade guarda muitas surpresas aos visitantes.

Garibaldi possui um pouco mais de 35 mil habitantes, estando em 6º lugar em Índice de Desenvolvimento Humano da Onu (IDH). Assim como, em 6º lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Sua base econômica é a indústria e a agricultura, mas o turismo desponta como um indicador econômico.

O município tem 6 rotas elaboradas para atrair visitantes. Além disso, devido a pandemia, a prefeitura instituiu o Selo Empreendimento Limpo e Seguro de Garibaldi. Ele é dado aos locais que atendem as normas de segurança para a prevenção da doença. Por exemplo, práticas de limpeza, higiene, proteção e segurança a visitantes e funcionários.

Outra dica importante, a cidade possui estacionamento rotativo público administrado pela Rek Parking. Sendo, uma das primeiras a dar início aos testes de pagamento por Pix diretamente no parquímetro. Quem visita o local ainda dispõe do aplicativo da Rek Pay para emissão do tíquete.

As 6 rotas turísticas de Garibaldi

Vinho Garibaldi - Rek Parking

Rota dos Espumantes

Não poderíamos começar com outra diferente. Essa rota inclui 17 vinícolas que produzem vinhos e espumantes na região. Mais do que degustar bons produtos, a ideia é mostrar a relação entre a alta tecnologia na elaboração, aliada as tradições dos séculos passados.

Aqui estão inclusas as vinícolas Peterlongo (que carrega o título de ser a primeira), Chandon (uma das mais famosas), Cooperativa Vinícola Garibaldi (que une 400 famílias de agricultores), entre outros.

Rota Religiosa – Aeternum

Vale a pena visitar a igreja e conventos de Garibaldi. Começando pelo Igreja Matriz São Pedro com a sua arquitetura com linhas góticas. Do mesmo modo, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos.

São dois conventos, o das Irmãs de São José e de São Francisco de Assis. O primeiro, atualmente funciona o Hotel Mosteiro, com disponibilidade de 35 apartamentos. Bem como, possui uma linda capela, salas para retiros, encontros e cursos. O segundo também oferece hospedagem, capela com três naves e salas próprias para retiros, encontros, cursos ou palestras.

Estrada do Sabor

Rota para quem curte degustar boas comidas sem pressa. O município está incentivando o slow food. Esse movimento tem como foco o prazer de comer produtos artesanais, produzidos com ingredientes de qualidade, respeitando o meio ambiente, o produtor e o tempo de preparo.

O roteiro te coloca em contato com a paisagem e te possibilita andar pelos vinhedos. Além disso, é possível provar pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa, licores caseiros, copas, salames entre outros.

Via Orgânica

Seguindo o estilo da anterior, Garibaldi é uma das primeiras cidades a oferecer um roteiro de turismo rural com propriedades orgânicas certificadas. Nessa rota, você descobre o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal.

Rota Cinematográfica

Desde 2013, o município quer se tornar um destino para as produções audiovisuais. Tanto que criou o projeto Film Commission, que visa captar produções que queiram usar a cidade de cenário. Além de gerar mídia espontânea, o turismo cinematográfico global gera cerca de 40 milhões de turistas por ano.

A rota ainda é recente, mas já é possível visitar locais onde foram filmados documentários, clipes, filmes, comerciais, seriado e novelas. Destaque para O Filme da Minha Vida, com os atores Johnny Massaro e Selton Melo.

Rota Passadas – A Arquitetura do Olhar

Roteiro para quem gosta de ver a história. No caso, apreciar as construções históricas da cidade. Ao todo são 35 fachadas muito bem conservadas, ao longo da Rua Buarque Macedo e arredores. Você ainda pode fazer um passeio guiado a pé ou pelo Tim Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

Tags: