Fique por dentro – Nova CNH e o que muda para você

Nova CNH - Rek Parking

Documento vai facilitar a identificação também no exterior

A tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor no dia 1º de junho. Suas principais mudanças foram em relação a segurança e adequação ao modelo internacional, mas o designer também está diferente. Além disso, agora é permitido a inclusão do nome social e da filiação afetiva na nova CNH.

Para aumentar a segurança do documento e tentar evitar falsificações, ele passa a ser impresso com uma tinta fluorescente. Ou seja, que brilha no escuro. Bem como, traz elementos gráficos como tarjas, brasão da República, mapa do Brasil e sigla BR. Também possuirá itens visíveis apenas em luz violeta e um holograma na parte inferior.

O documento ainda terá o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. Sua finalidade é facilitar a leitura por equipamentos eletrônicos. Nesse sentido, possibilitando a verificação da validade mais rapidamente.

Padrão internacional

Com a nova CNH, o motorista brasileiro poderá ser identificação mais facilmente no exterior. Para isso, ela passou por uma adequação atendendo aos requisitos internacionais definidos pela Convenção de Viena. Primeiramente, as informações estarão traduzidas em inglês e espanhol. Assim como, também será indicado se é uma CNH definitiva (letra D) ou uma provisória (Letra P).

Já, após a dobra, será possível identificar rapidamente as categorias e subcategorias que o motorista estiver habilitado. Para isso, terão as silhuetas dos veículos desenhados e a marcação da permissão. Ainda terá um quadro para informar possíveis restrições médicas ou se o motorista exerce atividade remunerada dirigindo.

Nova CNH Digital

Para quem já estiver em posse da nova CNH, a digital também será modificada. O processo continua sendo o mesmo que mostramos no post Você já tem a sua CNH Digital?. Assim como a anterior, é necessário fazer a leitura do QR Code que se encontra no verso do documento. Todas as informações do modelo impresso estarão no digital, com exceção da assinatura do condutor.

Quando mudar

Apesar da nova CNH ter entrado em vigor no início de junho, nesse primeiro momento, só precisa fazer a mudança quem for renovar o documento. Seja de provisório para definitivo ou porque atingiu a validade. Ou seja, se a sua carteira nacional de habilitação ainda estiver válida não precisará trocar. A proposta é que a substituição seja feita gradativamente.

Siga nossa redes sociais

Facebook

Instagram

Tags:
,