Essa atitude facilita o fluxo do trânsito, evita acidentes e melhora a vida de todos
A gentileza é a qualidade de escolher ser amável. É uma forma de atenção e cuidado com o outro, que torna os relacionamentos mais humanos. Um conceito que traz muitos benefícios quando aplicado ao trânsito. Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito, a Rek Parking estende a campanha Espalhe Gentileza para promover um deslocamento mais seguro nas cidades.
Todos os anos, do dia 18 ao 25 de setembro, ocorrem duas comemorações paralelas – a Semana Nacional de Trânsito e a Semana Nacional de Mobilidade Urbana. A primeira conta com ações educativas e a segunda com reflexões sobre o excesso de veículos e as consequências disso. Ainda, nesse período, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22 de setembro.
A ideia de ter uma semana inteira dedicada ao tema é fazer com que motoristas pensem também na sua responsabilidade em relação a isso. Afinal, 90% dos acidentes no Brasil são causados por falha humana, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. Dessa forma, invés de escolher fazer parte desse número, você pode escolher espalhar gentileza.
Tendemos a repetir os comportamentos a nossa volta. Assim, quando há um grupo estressado e nervoso, o que é comum no trânsito, nos sentimos assim também. Mas, se você escolher ser gentil, pode contagiar outras pessoas. Essa escolha pode salvar vidas, já que reduz a chance de acidentes, evita brigas infundadas, facilita o fluxo nas vias e melhora a qualidade de vida de todos.
Como ser gentil no trânsito
Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é possível. A primeira coisa a se ter em mente é que “não é pessoal”. Em outras palavras, o motorista ao seu lado não está te provocando, o congestionamento não é para TE atrapalhar e você não precisar guerrear com ninguém. Então, relaxe e torne a convivência com os demais mais pacífica. Saiba como:
- Ceda a vez: Permitir que alguém entre na via a sua frente, deixar o veículo mais rápido passar ou parar para pessoas atravessarem vai te “atrasar” alguns minutinhos. No entanto, fará que todos tenham um dia melhor.
- Esqueça a buzina: Ela é fundamental em alguns casos, mas você precisa realmente usá-la toda hora? Reflita!
- Cuide dos mais frágeis: O próprio Código de Trânsito Brasileiro afirma que “os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
- Aja com bom senso: talvez essa seja a dica mais difícil, mas não tenha uma atitude gerada pela tensão do momento. Seja consciente e reflita como agir, principalmente em situações delicadas.