O município tem grande importância histórica para o Brasil
As missões Jesuítas é, atualmente, um capítulo contraditório da história do Brasil. Ao mesmo tempo que contribuiu para o povoamento do sul do país, desconstruiu a cultura dos índios catequizados. Mas, como todo fato histórico, merecer ser conhecido. No centro disso temos a cidade de Santo Ângelo, conhecida como a Capital das Missões.
Ela foi a última redução jesuíta a ser construída, sendo fundada em 12 de agosto de 1706 pelo padre Diogo de Haze. Seu nome originalmente era Santo Ângelo Custódio. Dessa forma, formando os Sete Povos das Missões junto com São Nicolau do Piratini, São Francisco de Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir e São João Batista.
Entre as sete, Santo Ângelo acabou prosperando mais economicamente. Assim, na época, se tornando o maior produtor de erva-mate. Mais de dois séculos depois, entre 1930 e 1979, voltou a ter um grande desenvolvimento econômico. Atualmente, sua vocação é o comércio, prestação de serviço, agropecuária e turismo.
Hoje possui cerca de 80 mil habitantes e se destaca como centro de serviços públicos, por ter vários órgãos da esfera estadual e federal. Recentemente, o município assinou um novo contrato com a Rek Parking para administração do estacionamento rotativo. Dessa forma, está sendo realizada toda a modernização dos parquímetros.
Santo Ângelo e suas belezas arquitetônicas
Caminhar por Santo Ângelo é como fazer um passeio pela história. A cidade ainda conserva muitos prédios originais, principalmente no Centro Histórico. Nesse sentido, temos o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, onde foi residência do último intendente e do primeiro prefeito municipal.
Já no Museu Ferroviário tem o Memorial Coluna Prestes, no antigo prédio da estação. O local serviu de QG para Luís Carlos Prestes e seus colaboradores planejarem uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade, que se iniciou na cidade.
A Catedral de Santo Ângelo é o ponto alto. Sendo construída no mesmo lugar da igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio e, recentemente, restaurada. Ela é semelhante ao antigo tempo de São Miguel e tem no alto do pórtico sete imagens esculpidas em pedra grés. Logo, elas representam os santos padroeiros dos Sete Povos.
A Cidade de Santo Ângelo faz parte da Rota das Missões que ainda inclui visita em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, entre outros. Para quem quiser conhecer a rota um bom site é o https://www.rotamissoes.com.br/index.html.