A cidade é referência em diversos aspectos e um ponto estratégico para o turismo nacional
Se você perguntar a um morador de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, porque morar na cidade, provavelmente a resposta será: por causa da qualidade de vida. E ele não estará mentindo. Atualmente, ela está em 33º lugar no ranking dos 100 melhores municípios para se viver no Brasil. Essa classificação leva em conta os índices referentes a educação, saneamento básico e sustentabilidade, saúde e segurança.
Sua importância também está associada a localização. Por estar na Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do país, se tornou um ponto estratégico recebendo visitantes regionais, nacionais e estrangeiros. Para se ter uma ideia, o seu aeroporto é o segundo mais movimentado do estado. Por exemplo, em 2019 seu fluxo foi de 208.092 passageiros. Além disso, a sua estação rodoviária tem linhas para quase todas as cidades gaúchas e também para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.
Por tudo isso, Caxias do Sul é o segundo maior município do Rio Grande do Sul em números de habitantes. São cerca de 500 mil segundo dados do IBGE. Bem como, é o terceiro do estado em importância econômica. Segundo o Perfil Socioeconômico, disponibilizado pela prefeitura, com PIB de R$ 15,69 bilhões.
Caxias do Sul e o estacionamento rotativo, uma história antiga
A cidade é conhecida por estar sempre em busca de inovações e não seria diferente com o estacionamento rotativo. Caxias do Sul foi o segundo município do Brasil a implementar o sistema. Além de ser o primeiro do Rio Grande do Sul. Justamente por isso, considerada pela Rek Parking um case de sucesso.
Atualmente, de acordo com o Detran/RS, até novembro de 2021, a frota total era de 325.452 veículos, a terceira maior do estado. Levando em consideração que, segundo dados do IBGE, a população é de 523.716 habitantes, temos uma média de 1,6 veículo por habitante. O que torna essencial a organização do trânsito local.
De acordo com Rodrigo Tolves, gerente do Estacionamento Rotativo e Regulamentado (ERR) do município, “a grande importância do ERR em Caxias do Sul é a oportunidade de democratizar as áreas de estacionamento, ou seja, oportunizar vagas para todos, principalmente nas áreas de maior ocupação como o centro da cidade e próximo a grandes centros comerciais”.
Ele ainda reforça a importância econômica para o município: “Além disso, existe o fim social. Do total arrecadado no sistema, 26,20% do montante é repassado mensalmente para a Fundação de Assistência Social (FAS)”, destaca Tolves.
A Rek Parking fica extremamente satisfeita de fazer parte de uma cidade como Caxias do Sul. Dessa forma, contribuindo como parte das soluções para mobilidade urbana.