Oferta de eletroposto, baixa manutenção e emissão zero estão fazendo a venda crescer ano após ano
Se antes era apenas uma ideia, ou um protótipo apresentado em feira, hoje, o carro elétrico já é uma realidade. Ao ponto de afirmarmos que, nos próximos anos, você também terá um. Afinal, até 2040, 55% dos novos veículos no Brasil serão totalmente elétricos, segundo o relatório da Mickinsey & Company. Apenas nos primeiros oito meses de 2023 a venda desse tipo de automóvel cresceu 76% (dados Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE). Como resultado, foram 49.052 unidades emplacadas, praticamente o total das vendas de 2022 (49.245).
Apesar do carro elétrico ser “coisa do futuro”, ele sempre esteve na mira da sociedade. Tanto que não faltaram tentativas. Já entre 1832 e 1839 o químico escocês Robert Anderson trabalhou em um protótipo de um carro tradicional alimentado por células elétricas. Mas, foi em 1888, depois do desenvolvimento das baterias carregáveis, que surgiu o primeiro carro elétrico do inventor alemão Andreas Flocken. O Floken Elektrowagen era uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kW e uma bateria de 100 kg, e que podia chegar a 15 km/h.
O Brasil também teve o seu projeto. Em 1974, no Salão do Automóvel, foi apresentado o Gurgel Itaipu E150. No entanto, ele pesava cerca de 460 kg, destes 320 era só a bateria de chumbo-acido. E ele chegou as ruas, sendo utilizado pelas empresas Telebrás e Telesp com autonomia de 80km.
Autonomia X Eletropostos
A precária distribuição de energia em 1900 e a baixa autonomia dos carros elétricos abriram espaço para o crescimento dos movidos a combustão. Além do produto final ser mais barato, a descoberta do petróleo tornou a gasolina acessível. Hoje, a realidade é bem diferente, mas a autonomia continua sendo uma preocupação. Os modelos vendidos atualmente variam entre 150km e 528km, segundo tabela do Inmetro (ciclo de teste PBEV).
Isso seria razoável se a oferta de eletropostos correspondesse ao crescimento desses veículos. De acordo com a ABVE, em agosto de 2023, eram 3.800 eletropostos públicos e semi públicos no Brasil. O aumento, em relação ao ano anterior, foi de 28%, mas o crescimento desigual, sendo a maioria no Sul e Sudeste. Por exemplo, uma cidade importante como Caxias do Sul (RS) só passou a ter o seu primeiro eletroposto público em 2023, em uma parceria da Prefeitura Municipal e da empresa Rek Parking, através do Rek Pay.
Outra dificuldade também era localizar esses eletropostos. No entanto, no final de 2022, o Google Maps passou a oferecer essa opção de busca, inclusive com filtro por tipo de tomada. Além disso, informa a potência em KW/h e quantas tomadas tem no local, facilitando o planejamento de viagens mais longas.
Mesmo com todos os incentivos do governo, o carro elétrico ainda não é uma realidade de todos. Mas, como toda tecnologia, a tendência é baixar o seu preço nos próximos anos.