A capital do vinho também conta com turismo de aventura e roteiros históricos
Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é uma das cidades onde a Rek Parking atua. Conhecida como a “capital brasileira do vinho”, ela é responsável por 93,4% da comercialização de sucos de uva, vinho e espumante do mercado nacional. Ou seja, o município é o maior produtor de uva, vinhos e derivados do país.
Com tantas vinícolas, muitas de renome internacional, já que foi a primeira região do Brasil a obter uma indicação de procedência elevando a qualidade do vinho a nível mundial, Bento Gonçalves se tornou um destino turístico. Hoje, no estado, ele configura em segundo lugar em preferência, perdendo apenas para Gramado.
O enoturismo, que inclui visitação de vinícola e degustação de vinho, é um dos motivos que atraem milhares de pessoas ao município. E a cidade explora isso ao máximo, oferecendo aos visitantes passeios incríveis e até um chafariz de vinho em praça pública.
A La Fontana foi construída em 1990, passou um período sem ter vinho e em 2015/16 voltou a jorrar. O chafariz fica localizada no centro de Bento Gonçalves, em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura. O local conta com estacionamento rotativo da Rek Parking, dando comodidade aos turistas na hora de estacionar.
Conheça 5 rotas de Bento Gonçalves
O que não falta na cidade é o que fazer. De visitar vinícolas a casarões históricos, shows de dança, teatro (alguns suspensos em tempo de pandemia), gastronomia e muito mais. Confira 5 rotas que você não pode deixar de conhecer em Bento Gonçalves.
- Vale dos Vinhedos: Em primeiro lugar a mais visitada. É a rota para quem quer conhecer as vinícolas, degustar vinhos, ver parreiras e se encantar com uma paisagem de tirar o fôlego.
- Caminho das Pedras: Cerca de 12 km de extensão com casarios históricos de pedra e madeira, construídos durante a colonização italiana e restaurados. Muitos são abertos ao público. Você também conta com restaurantes, lojas e vinícolas.
- Vale do Rio das Antas: Localizado as margens do Rio das Antas. A rota conta com belíssimas paisagens que podem ser apreciadas também no Mirante da Ferradura. Destaque para a Ponte Ernesto Dorneles, uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Nessa rota você encontra vinícolas, restaurantes e alambiques.
- Cantinas Históricas: A rota de quem quer comer bem. As cantinas oferecem almoço e jantar de comida italiana e regional. Na mesma linha, o passeio inclui degustação de vinhos, sucos e espumantes. Vale a pena conhecer o Mirante Campário e apreciar a bela vista.
- Encantos da Eulália: Apesar do nome bucólico, de também contar com vinícola, restaurante e vista magnífica, essa rota tem um tempero a mais. Nela fica o Parque de Aventuras Gasper, localizado no topo de um penhasco. Nele é possível fazer Bungee Jump, tirolesa, arvorismo, rapel e outros.