O tema é pauta de ações realizadas pela Rek Parking
Você passa em média 43, 5 horas por semana no trabalho, sendo mais de 8 horas por dia. Proporcionalmente, grande parte da sua vida será em um ambiente profissional. Assim, se ele não for saudável, poderá te afetar de diversas formas. É, justamente por isso, que o tema saúde mental no trabalho está tão em evidência.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental no trabalho é “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”. Em outras palavras, o problema não é o trabalho em si. Mas, o ambiente que pode ser tóxico se não houver uma política da empresa pensada para isso.
Investir na saúde mental dos colaboradores só traz benefícios a empresa e ao próprio. A psicóloga Carolina Vedoin, que atua na área de recursos humanos da Rek Parking, afirma que “os cuidados em saúde mental na empresa são fundamentais para promover uma experiência positiva de trabalho e o bem-estar dos colaboradores”. Além disso, dados da ONU mostram que cada 1 dólar investido pelas companhias em tratamento psicológico, há um retorno de 4 dólares em melhoria na saúde e na produtividade.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido a doenças como depressão e ansiedade. Isso custa a economia global quase um trilhão de dólares. E, infelizmente, para muitas famílias, a perda de entes queridos. Assim, preocupada com o tema, a OIT e a OMS criaram, em setembro de 2022, diretrizes globais sobre saúde mental no trabalho e ações concretas para resultados positivos.
Diretrizes para Saúde Mental no Trabalho
O Brasil é o país mais ansioso do planeta, com cerca de 18,7 milhões de diagnósticos. Ou seja, 9,3% da população. Esse número pode ser muito maior, já que há um déficit na nossa saúde pública. Além disso, também estamos entre os mais deprimidos, com 11,5 milhões de diagnósticos (5,8% da população). O trabalho pode ter grande influência nisso, já que ele amplifica questões sociais mais amplas, como discriminação e desigualdade.
Enfrentar o bullying, o assédio moral e os comportamentos negativos são algumas das diretrizes da OMS visando a saúde mental no trabalho. Inclusive, pela primeira vez, a organização recomendou o treinamento de líderes. Assim, entendendo que eles têm papel fundamental tanto no combate a essas práticas, quanto não sendo causadores.
Combater o assédio moral e a discriminação é uma das políticas da Rek Parking. Desde 2021, a empresa tem uma cartilha sobre o tema e um canal seguro para denúncias. Além disso, em 2022 fez uma campanha interna reforçando a importância da questão. Segundo Guy Ryder, diretor-geral da OIT, para o site da OMS, “Precisamos investir para construir uma cultura de prevenção em torno da saúde mental no trabalho, remodelar o ambiente de trabalho para acabar com o estigma e a exclusão social e garantir que os empregados com condições de saúde mental se sintam protegidos e apoiados”.
Ações da Rek Parking
Promover a saúde mental no trabalho é algo amplo que envolvem muitas ações. Vai desde um local físico adequado e agradável, reforço da autoestima profissional, valorização da equipe e até acolhimento psicológico, propriamente dito. Essa é uma área que a Rek Parking tem investido seriamente. Nesse sentido, promovendo pesquisas de clima e satisfação com foco na melhora do clima organizacional.
Já no início do ano, promovemos a palestra Saúde Mental no Trabalho, ministrada pela psicóloga Andrièle Dutra Lopes, em todas as nossas bases. Nela foram abordados temas como: onde buscar ajuda, saúde mental e bem-estar no trabalho, atendimento ao público e comunicação não-violenta, estratégias para lidar com momento desafiadores e muito mais. Além disso, estamos realizando outras ações, como:
- Treinamentos sobre a saúde do trabalhador;
- Valorização do trabalhador com kit efetivação e reconhecimento por tempo de empresa (1, 3, 5, 7 e 10 anos de empresa);
- Cultura de feedback positivo;
- Reconhecimento do colaborador elogiado por usuários em redes sociais;
- Day off de aniversário, incentivando a aproveitar a data;
- Acolhimento psicológico (pontual para situações relacionadas ao trabalho);
- Ambiente de descanso adequado (em implementação);
- Canal da ouvidoria, de forma a ouvir todos os colaboradores e favorecer uma comunicação adequada.