Com quase 20 anos de Rek Parking, ele viu e contribuiu para a modernização do estacionamento rotativo
Você sabe o que estava fazendo há 18 anos? O Marcelo Lima estava dando uma reviravolta na sua vida. Segundo o próprio, o objetivo era mudar totalmente. No entanto, o que ele não sabia é que, quase 20 anos depois, estaria fazendo o que gosta e sendo exemplo para muita gente.
Lima (como muitos o chamam) é o funcionário mais antigo da Rek Parking. Entrou em 2004 como monitor, sendo, em seguida, promovido para auxiliar administrativo I e II em Caxias do Sul. Atualmente, ele é Coordenador de Tecnologia dando suporte as bases e pensando novas ideias para melhorar o serviço.
Justamente por ser aquele com mais experiência, viu o estacionamento rotativo viver uma revolução. Por exemplo, quando ele começou os veículos ainda eram notificados com bloquinho e caneta. Hoje, já falamos de sensores de vagas e videomonitoramento. Por tudo isso, quando surge qualquer dúvida sempre tem alguém para dizer: “Pergunta para o Lima!”. Confira abaixo a entrevista:
Rek – Marcelo, você é o funcionário mais antigo da Rek Parking (desde 2004). Nesses quase 20 anos, o que você viu mudar no gerenciamento do estacionamento rotativo?
Marcelo Lima – Olá, quando iniciei na empresa era tudo muito manual sem tecnologia, por exemplo as TPUS, nessa época, eram emitidas no bloquinho escrito. Também não existia aplicativo etc… Então acho que o que mais mudou foi a tecnologia para gerenciamento do estacionamento rotativo.
Conte um pouco sobre a sua trajetória dentro da Rek Parking e qual foi a sua maior realização profissional.
Eu iniciei como monitor de rua no dia 04/12/2004 em Caxias do Sul. Antes de fazer parte da equipe da Rek Parking, eu trabalhava com informática e, devido a concorrência desleal de salários nessa área, resolvi mudar totalmente de rumo. Fiz uma ficha de emprego na empresa em um dia e no outro já me ligaram para entrevista.
Fui contratado e trabalhei como monitor por uns 15 dias, até que a minha supervisão me chamou para o escritório via rádio. Naquela época a nossa comunicação era feita desta forma, e todos outros monitores escutaram o chamado. Por onde passava, até o caminho da nossa Base de operações, meus colegas me diziam “acho que você vai ser demitido”. Cheguei lá convicto disso, porém havia sido chamado para ser promovido a trabalhar no administrativo da Rek.
Comecei lançando as TPUS feitas no bloquinho de papel, depois passei para atendimento ao público, até que chegou a era da tecnologia. Onde fiz o máximo para aprender, para poder auxiliar os meus colegas.
Após isso, fui convidado para morar em Santa Maria e trabalhar na sede administrativa, no setor técnico, onde estou até hoje.
Você iniciou na Rek Parking como monitor. Qual era o maior desafio de trabalhar diretamente com o usuário?
Trabalhei pouco tempo na rua, mas nesse período deu para perceber que nossos monitores são vistos como inimigos da sociedade. Quando na verdade, estão ali para cumprir uma lei e levando sustento às suas famílias.
As pessoas ainda têm muitas dúvidas e preconceitos com o estacionamento rotativo. O que você gostaria de dizer a elas?
O estacionamento rotativo é feito para democratizar o espaço público, proporcionando a todos o direito de estacionar, para poder ir a uma consulta médica, a um banco, a uma loja etc..
Nesse tempo que tenho de Rek Parking, já participei de muitas montagens de novas filiais. Onde foi possível ver o antes de ter o rotativo e o depois de ter o rotativo. É impressionante a diferença, então hoje as pessoas já são mais conscientes sobre o assunto.
Atualmente você é Coordenador de Tecnologia. Fale um pouco sobre o trabalho que você desenvolve e a importância dele.
Atualmente trabalho diretamente com a supervisão, técnicos e administrativos das cidades, prestando suporte técnico, tirando dúvidas, criando novas ideias que possam melhorar o sistema. Tento dar o meu melhor para poder auxiliar a todos.
Conte uma história engraçada ou mesmo emocionante que você já passou enquanto realizava o seu trabalho?
Por incrível que pareça, em todo esse tempo, acho que o mais engraçado foi quando me chamaram para sede para ser promovido. Foram os 10 minutos mais longos da minha vida. Hehe
Para quem ingressa na Rek Parking, ver um profissional com uma história de sucesso como a sua é inspirador. Qual o conselho você daria a esses novos colaboradores?
Acreditem nos seus sonhos e não tenham medo de mudanças. Só estou aqui hoje porque não tive medo de mudar. Dê o seu máximo que um dia você será recompensado, existe espaço para crescimento de todos.