Os benefícios do estacionamento rotativo público são para a cidade e para o motorista
Você já tentou procurar uma vaga, rodar por horas e ter a impressão que nenhum carro saiu? É para evitar esse tipo de situação que o estacionamento rotativo, em alguns lugares conhecido como Zona Azul ou Vaga Certa, foi pensando. A ideia é democratizar os espaços junto ao meio fio e isso traz vários benefícios as cidades.
O estacionamento rotativo público é um tributo instituído em lei conforme o Código de Trânsito Brasileiro e de responsabilidade dos municípios como prevê o inciso 10 do artigo 24: “Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: …. X- implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias”. Com isso, cada cidade pode estabelecer suas regras quanto ao tempo, valores e locais.
Vantagens do estacionamento rotativo público
O que pouca gente conhece são as vantagens de se implementar esse tipo de serviço, que a Rek Parking já realiza em 18 cidades gaúchas e em Macaé, no Rio de Janeiro. Confira abaixo 5 delas:
– Gestão do meio fio: com o limite de horário, o estacionamento rotativo amplia as vagas promovendo um fluxo contínuo de carros. Por exemplo, com o tempo máximo de duas horas (cada cidade pode definir o seu) a mesma vaga pode ser usada por até cinco carros diferentes.
– Estacionar mais rápido: Você já imagina que não ficar rodando atrás de vagas só tem vantagens. Além de diminuir o estresse do motorista, diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera e o tempo que o carro permanece circulando na rua, melhorando, assim, o trânsito nas vias. Pelo aplicativo de estacionamento Rek Pay você consegue localizar a sua vaga de forma rápida e eficiente. Saiba mais: rekpay.com.br
– O comércio local agradece: Permitir que mais carros estacionem perto de centros comerciais aumenta o fluxo de pessoas e isso aquece o comércio da área, ainda mais perto das grandes datas comemorativas. A falta de estacionamento é um dos motivos que o cliente desiste de uma compra.
– Preços mais em conta: O estacionamento rotativo público tem o valor muito mais acessível em relação aos particulares e parte desses recursos retornam à população.
– Financiamento público: Com o valor cobrado as prefeituras reinvestem no trânsito da cidade. Parte da verba pode ser usada para projetos de transportes públicos, sinalização de vias, policiamento e vários investimentos na infraestrutura visando a mobilidade urbana.
A frota brasileira de carros particulares aumentou consideravelmente nos últimos anos e, promover locais para que eles sejam estacionados, é uma das importantes medidas em prol da mobilidade urbana de uma cidade. Afinal, uma boa gestão do estacionamento rotativo, como a realizada pela Rek Parking, permite que todos tenham direito ao espaço público da mesma forma.