Conheça São Gabriel e faça um mergulho na tradição gaúcha

São Gabriel - Rek Parking

O município tem despontado como destino para o turismo rural

Quem quiser realizar uma imersão na cultura do Rio Grande do Sul precisa incluir a cidade de São Gabriel no roteiro. Inclusive, ela faz parte da rota Caminho Farroupilha Cultura e Tradição Gaúcha. Conhecida como “Princesa das Coxilhas”, ela conta com paisagem típica da fronteira – Pampas, prédios que contam a história do estado e cultivo a cultura tradicional.

O município é o quinto maior do estado em extensão territorial. E, graças a sua localização privilegiada, tem saídas para as principais cidades do Mercosul. Assim, no Brasil está a 320 quilômetros de Porto Alegre, 350 quilômetros de Rio Grande e 306 de Uruguaiana (porto seco internacional). Além disso, tem estradas que seguem para Montevidéu (capital do Uruguai), Assunção (Capital de Paraguai), Valparaíso (porto Marítimo do Chile, no oceano Pacífico.).

São Gabriel tem se projetado como destino para o turismo rural. No entanto, a sua vocação econômica está ligada a agropecuária, com predomínio do cultivo de arroz, soja e gado de corte. Atualmente, também investe em desenvolvimento de piscicultura e apicultura.

Com cerca de 65 mil habitantes (segundo dados do IBGE), tem cerca de 35 mil veículos emplacados na cidade. Isso corresponde a uma média de 1,85 pessoa por veículo. Dessa forma, São Gabriel conta com estacionamento rotativo administrado pela Rek Parking nas ruas do centro. Assim, democratizando o uso das vagas e fomentando o comércio da região.

Pontos turísticos de São Gabriel

Por seus prédios históricos, alguns, aberto ao público, outros particulares, passear pelo centro da cidade já é um ponto turísticos. Aqui, vale destacar, a Praça Dr. Fernando Abbott e o famoso chimarródromo em formato de roda de carroça, recentemente revitalizado.

O prédio da prefeitura é um dos mais bonitos. O palácio Placido de Castro foi inaugurado em 15 de novembro de 1922 em estilo Neoclássico com influência positivista. Já o da Secretaria de Turismo é um dos mais antigos. Datado de 1826, chegou a receber a visita do Imperador Dom Pedro II, que se hospedou nele. Sobretudo, ambos conservam a arquitetura original, recebendo apenas pintura periodicamente.

O Museu Gaúcho da FEB (Força Expedicionária Brasileira) está localizado na antiga Estação Férrea de São Gabriel, construída em 1906. O museu foi criado em Porto Alegre no ano de 1978, mas, posteriormente, doado ao município. Isso se deu, pois fora a cidade natal do Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB na 2ª Guerra Mundial.

Esses e outros pontos turísticos, bem como informações da cidade, estão no portal da Prefeitura, em Turismo. Nele também é possível conhecer a rede hoteleira do município.

Tags: