O município oferece aos visitantes atrações únicas e muita história
Rio Grande – RS ostenta algumas marcas bem significativas – cidade mais antiga do estado, já esteve no Guinness Book, tem um dos maiores museus da América Latina, entre outros. Além disso, ela conta uma parte importante da história do Rio Grande do Sul.
Por estar situada entre o Oceano Atlântico, a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil), foi ponto estratégico para a entrada dos português. Devido a importância, sua localização já constava em mapas holandeses décadas antes de iniciar a colonização. Dessa forma, seu crescimento econômico também se deve a sua geografia. Já que o porto de Rio Grande é o quarto em movimentação de cargas no Brasil. Além disso, o setor industrial e o setor terciário se destacam na economia da cidade. Assim, em 2019 era o quinto maior PIB (Produto interno Bruto) do estado.
Atualmente, o município conta com uma população de cerca de 212 mil habitantes e uma frota de mais de 134 mil veículos (2021). Para atender ao grande movimento de pessoas no centro da cidade, Rio Grande conta com cerca de1.400 vagas de estacionamento rotativo administrados pela Rek Parking. Ao todo são 50 parquímetros, 12 lojas conveniadas e aplicativo da Rek Pay para facilitar a emissão do tíquete.
Rio Grande magistral
Não é à toa que o título faz referência aos superlativos (que exprime qualidade num grau muito elevado) da cidade. Para começar, temos que mencionar a famosa Praia do Cassino, considerada por muitos a maior do mundo. Isso rendeu a sua inclusão no Guinness Book em 1994. No entanto, esse título é contestado pelas vizinhas. Mesmo assim, nela está localizada a Molhes da Barra, a terceira maior obra de engenharia naval do mundo. Construída para dar segurança a entrada e saída de navios do porto.
Rio Grande tem um dos maiores aeroportos do interior do estado e já chegou a atender mais de 5 mil passageiros em um ano. Além disso, tem uma das maiores universidades federais, a Universidade Federal do Rio Grande, que foi responsável pela abertura do primeiro curso de Oceanologia do Brasil. Nesse sentido, conta com o maior museu oceanográfico da América Latina – o Museu Oceanográfico Professor Eliezer de Carvalho Rios.
Mais números:
- O tempo religioso mais antigo do Rio Grande do Sul – Catedral de São Pedro (tombado em nível nacional pelo IPHAN)
- Uma das maiores bibliotecas do Brasil, com quase 500 mil obras – Biblioteca Rio Grandense
- A maior praça do interior do estado, onde se encontra o monumento com os restos mortais do General Bento Gonçalves (herói d Revolução Farroupilha) – Praça Tamandaré
A cidade anda oferece muitas outras atrações para os seus visitantes. Bem como, uma infraestrutura que conta com hospedagem, gastronomia e eventos culturais. No site da Prefeitura Municipal é possível obter todas as informações, assim como visualizar um mapa com os principais atrativos turísticos. Para isso acesse https://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/turista/#link