5 dicas simples que vão te ajudar a ter um gasto mais consciente e, inclusive, ser um melhor motorista
Se um filme de terror fosse gravado no Brasil de 2022, provavelmente o posto de combustível seria o cenário perfeito. Toda vez que a gasolina aumenta a primeira ideia é abandonar o carro na garagem. Porém, isso não é possível em muitas situações. Vamos te dar 5 dicas para economizar combustível sem dor de cabeça.
Primeiramente, uma coisa que se tem que ter em mente é que no caso da gasolina o barato pode sair muito caro. Em outras palavras, se estiver com o preço muito abaixo desconfie, pois tem grandes chances de estar adulterada. Assim, prejudicando o funcionamento do seu veículo e, muitas vezes, aumentando o consumo. Ou seja, acaba saindo a mesma coisa.
Para não ser enganado é bom ter em mente o preço praticado na sua cidade. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) mantém no seu site um levantamento de preços sempre atualizado. Dessa forma, basta você preencher o estado e o tipo de combustível para pesquisar. Na última consulta, entre 03/04/2022 a 09/04/2022, Bagé tinha a gasolina mais cara do Rio Grande do Sul.
5 Dicas para economizar combustível
1 – Precisa ir de carro?
Pode parecer bobo, mas muitas vezes optamos por ir de carro em trajetos que poderiam ser facilmente percorridos a pé ou de bicicleta. Além da sua saúde agradecer, o seu bolso também ficará bem feliz.
Sempre que possível opte por uma caminhada!
2 – Não rode mais que o necessário
Saia de casa com a rota estabelecida. Não sabe onde fica o endereço? Utilize de aplicativos de mapas como o Waze para te auxiliar. Quando menos estiver em movimento mais você vai economizar combustível e desafogar o trânsito.
Outra dica é não rodar atrás de vagas. Opte sempre por utilizar o estacionamento rotativo da Rek Parking e encontre áreas com maior possibilidade de estacionar pelo aplicativo da Rek Pay (Vagas Livres). Você economiza tempo e dinheiro.
3 – Trate seu carro com carinho
Pense no seu carro como o seu corpo. Se está saudável tudo funciona perfeitamente. Logo, se está com a manutenção em dia o mesmo acontece. Além, claro, de aumentar a sua vida útil. Da mesma forma, nunca deixe de fazer o alinhamento e balanceamento. Esses cuidados farão que o seu veículo gaste apenas o combustível necessário.
4 – Seja cuidadoso
Ser cauteloso no trânsito já deveria ser via de regra para todo motorista. Sendo assim, agora tem mais um motivo… isso economiza combustível. Por exemplo, freadas bruscas “queimam” gasolina desnecessária.
Além disso, a troca de marchas realizada na hora certa contribui diretamente nessa economia. Quando você “estica” a marcha e aumenta o giro do motor mais combustível a injeção pede.
5 – Pneu murcho mais gasto
Nem murchos, nem cheios de mais. Quando os pneus estão vazios, aumenta a superfície de contato e o motor precisa de mais energia para se manter em movimento. Ou seja: mais força significa mais combustível.
Por sua vez, cheio de mais pode gerar um desgaste irregular. O que diminui a vida útil do pneu e, da mesma forma, fazendo com que o motor precise de mais energia.