Conscientização sobre o câncer de mama foi item abordado junto aos monitores
O Outubro Rosa chegou! No entanto, mais do que “pintar’ tudo para abraçar uma causa, a Rek Parking resolveu abordar o assunto do câncer de mama junto com a equipe de monitores e demais colaboradores.
Entendendo que a doença não é exclusividade feminina, todos da empresa receberam a cartilha elaborada pelo Inca. Bem como, uma cartinha acompanhada de um bombom reforçando a necessidade de se cuidar. Ainda assim, com o intuito de orientar, os murais das bases terão material informativo.
Bruna Schmitz, psicóloga da Rek Parking, lembra o papel social que a empresa tem. “Acreditamos que o bem-estar geral do indivíduo engloba sua saúde física e mental, e que o ambiente de trabalho tem o poder de impactar ambas. Nesse sentido, trabalhamos sempre com o intuito de preservar e promover o bem-estar de nossos colegas por meio de ações coletivas e também atenção individualizada a cada um dos membros de nossas equipes”.
O que mudou na prevenção do Câncer de Mama
A ciência está em constante evolução. Hoje, sabe-se muito mais sobre o câncer de mama do que quando se iniciou a campanha do Outubro Rosa, há 20 anos. Atualmente, estudos mostram que fatores comportamentais podem influenciar.
Segundo o Inca, em 2020, cerca de 8 mil casos de câncer de mama aconteceram por culpa do excesso de consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, inatividade física e não ter amamentado. Dessa forma, isso representa cerca de 13% dos casos entre mulheres com 30 anos ou mais. Desse modo, de acordo com esses dados, foi elaborada a cartilha informando sobre esses cuidados. Além, claro, da importância do diagnóstico precoce.
“Sabemos que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Ao trazer o debate para dentro das nossas operações, esperamos que todas(os) colaboradores se observem, marquem consultas médicas e estejam atentos à fatores de risco”, lembra Bruna.
Posteriormente, outra mudança foi em relação ao auto exame. Desde 2019 ele não é mais recomendado pelo Ministério da Saúde ou pelo Inca. Segundo estudos sobre o tema, esse tem baixa efetividade e pode ter danos associados a prática. Atualmente é aconselhável a mulheres a conhecer seu corpo e perceber possíveis alterações. Sem periodicidade ou técnicas padronizada, apenas observar e tocar.
O mesmo vale para homens, já que, apesar de em menor número, a doença também os atingi. “Também é importante salientar que, na Rek Parking, as campanhas do Outubro Rosa não são direcionadas somente a colaboradoras do sexo feminino, pois pessoas do sexo masculino também estão suscetíveis à doença e devem conhecer sintomas e fatores de risco associados. Nosso objetivo é que todos sejam incluídos na conversa e cuidem de sua saúde”, ressalta a psicóloga.
Sobre o Outubro Rosa
A campanha iniciou-se em 1990 por iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. A ideia era conscientizar da prevenção e do diagnóstico precoce. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Em seguida, tornou-se um movimento mundial desembarcando, também, no Brasil em 2002.
Com o passar dos anos, o Inca começou a desenvolver e fornecer cartilhas e material de apoio as mulheres pelo Sus e posteriormente via internet. Com isso, facilitando o acesso a informação para todos.