Mais do que cobrar o estacionamento, os monitores auxiliam a população
O estacionamento rotativo público é carregado de estigmas. Muitos deles provocados pelo desconhecimento da população sobre as vantagens da Zona Azul. No entanto, é a equipe de monitores da Rek Parking que tem o difícil trabalho de desmistificar alguns mitos.
Organizar o estacionamento de um município é um dos instrumentos de políticas públicas que visam a mobilidade. Com ele, melhora a circulação nas vias, democratiza os espaços urbanos e, em algumas cidades, contribuem para outras alternativas de locomoção. Você pode ler mais em Conheça 5 vantagens do estacionamento rotativo.
Os monitores são peças essenciais para o bom funcionamento desta engrenagem. Assim, o trabalho deles vai desde auxiliar o usuário até monitorar o veículo dentro do perímetro da Zona Azul. Entre suas tarefas estão:
- Tirar dúvidas dos usuários
- Auxiliar no uso do parquímetro e do aplicativo da Rek Pay
- Vender produtos da Zona Azul (tíquetes)
- Regularizar Tarifa de Pós Utilização
- Fiscalizar os veículos estacionados nas vagas rotativas
- Verificação das placas no sistema do estacionamento rotativo
- Aplicação de tolerância e da Tarifa de Pós Utilização (TPU)
Juntamente com as elas tem muitas outras coisas que fazem parte do trabalho do monitor. Assim como tem outras que não são da sua alçada. Separamos 8 coisas que os monitores da Rek Parking gostariam de te falar.
1 – O monitor é da sua comunidade:
Cada cidade onde a Rek Parking atua tem uma equipe de monitores. Dessa forma, eles são contratados no próprio município. Ou seja, podem ser seus vizinhos, amigos ou mesmo familiares.
2 – Os monitores são agentes cumprindo uma lei municipal:
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que entidades de trânsito dos municípios implementem, mantenham e operam os estacionamentos rotativos públicos. Bem como, são livres para estabelecer os detalhes desse sistema. Como valores, prazo para pagamento de irregularidades, tempo de uso da vaga, entre outros.
Com isso, os monitores são obrigados a conhecer a legislação municipal e estão aptos a esclarecer e orientar o contribuinte sobre isso. Além disso, eles devem agir dentro dessa lei.
3 – Monitor não multa:
O monitor não é agente de trânsito. Ele não aplica nenhum tipo de multa. Contudo, é sua tarefa garantir a rotatividade da vaga. Para isso, um dos instrumentos é a Tarifa de Pós Utilização (TPU).
A TPU é aplicada quando o usuário desrespeita as normas do estacionamento. Ou seja, falta da emissão do tíquete, tempo máximo atingido da vaga ou tíquete vencido. Porém, o ato de não a quitar pode ocasionar em uma multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. Essa sim, emitida pelo agente de trânsito municipal.
4 – Monitor não cancela TPU:
Assim como ele não pode aplicar multa, também não pode retirar uma Tarifa de Pós Utilização. No momento que o monitor inicia o processo para uma notificação não é possível encerrá-la sem concluir. Apenas as bases de operação podem excluir uma TPU, depois de uma criteriosa análise.
5 – Todos passam por treinamento:
Em média de 10 a 15 dias dura o treinamento de um monitor. Em síntese, eles aprendem sobre sinalização vertical e horizontal, legislação de trânsito e funcionamento do rotativo. Bem como atendimento ao usuário e caso de situações de risco. Eles ainda passam por treinamento do código de conduta empresarial da Rek Parking.
6 – Monitor não é flanelinha:
Toda a equipe está apta a ajudar o usuário no que se refere ao serviço prestado, no entanto não é flanelinha. Em outras palavras, não é sua tarefa ajudar a estacionar nem a “cuidar” do veículo.
7 – Monitor não é vendedor:
Em algumas cidades é possível emitir o tíquete de estacionamento junto aos monitores da Rek Parking (em Farroupilha, Bagé, Cruz alta, Rio Grande e São Gabriel esse serviço não está disponível), mas essa não é a sua função principal. Eles devem fiscalizar e monitorar os veículos dentro da Zona Azul.
Para adquirir o tíquete a Rek Parking oferece os parquímetros e o aplicativo da Rek Pay (baixe aqui).
8 – Os monitores da Rek Parking são seres humanos:
Parece óbvio, mas nem sempre são respeitados como tal. Os monitores precisam lidar com a frustração dos motoristas, principalmente quando uma TPU é emitida. No entanto, eles estão apenas cumprindo o trabalho deles e são orientados a respeitar o usuário.
Lembre-se, o monitor está ali para te auxiliar e não te punir.