Conheça Canoas – a Cidade do Avião

Canoas - Rek Parking

O município tem mais de 100 praças e é palco de importantes eventos culturais

De Canoas para o mundo! A cidade já é velha conhecida dos gaúchos, afinal ela é responsável pelo segundo maior PIB do Rio Grande do Sul. No entanto, foi graças a dois moradores ilustres que ela ficou conhecida mundialmente.  Mais precisamente, dois medalhistas olímpicos: Fernando Scheffer, medalha de bronze nos 100 metros da natação, e filho da terra; e Daniel Cargnin, medalha de ouro no judô e antigo morador.

Antes de tudo isso acontecer, Canoas já era reconhecida como a Cidade do Avião. Nela estão localizados o Comando Aéreo Sul (V COMAR) e a base Aérea de Canoas – BACO ou Aeroporto de Canoas. Nesta atuam o Esquadrão Pampa com os caças supersônicos F-5E (Northrop F-5E Tiger II) e algumas aeronaves de caça do tipo Embraer EMB-312 Tucano. Além disso, possui duas praças que exibem aeronaves como monumento, sendo a mais famosa a Praça do Avião com o F-* Gloster Meteor.

Ainda no município acontece a Expoaer.  Neste dia a base abre seus portões para que a comunidade conheça as atividades diárias da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse evento atrai dezenas de pessoas da região. Por tudo isso, em junho de 2021, um projeto de lei aprovado pelo legislativo gaúcho e sancionado pelo Governador Eduardo Leite tornou oficial o título “Cidade do Avião”.

O que fazer em Canoas

Graças a proximidade com Porto Alegre (13,5 quilômetros), os muitos eventos realizados (menos em tempo de pandemia) e suas mais de 100 praças, Canoas é um destino para se visitar. Quem vai ao município ainda conta com a praticidade do estacionamento rotativo Rek Parking. Inclusive, podendo usar o Rek Pay para achar a vaga e emitir o tíquete. Veja o que fazer:

– Praça do Avião: Não dá pra visitar a cidade e não conhecer o famoso F-* Gloster Meteor. Ele foi oferecido a comunidade pela FAB em 1968.

– Parque Getúlio Vargas: Uma das poucas áreas preservadas em Canoas. O parque, também conhecido como Capão do Corvo, conta com um minizoológico.

– Catedral de São Luiz Gonzaga: Ela possui elementos neogóticos e belíssimos vitrais.

 – Fundação Cultural de Canoas: o bacana da visita é observar a construção, já que ela está sediada na antiga estação ferroviária, às margens dos trilhos da Trensurb

– Casa dos Rosa: Construção mais antiga de Canoas, com data de 1900, que está revitalizada e abriga o Museu Municipal Parque dos Rosa.

– Praia de Paquetá: Infelizmente imprópria para o banho. No entanto, passou por uma recuperação e é um dos lugares mais bonitos do município. Vale a visita.

113 praças oficias: Você sempre pode fazer um tour pelas praças da cidade. Algumas tem estrutura para a prática de esportes, outras bibliotecas a céu aberto (bibliopraças) e espaço para eventos.